quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Nuno Matos Valente esteve aqui!


A visita do escritor Nuno Matos Valente aconteceu no dia 27 de fevereiro e foi o pontapé de saída para a maratona das Semana(s) da Leitura. Não poderíamos ter começado melhor!

No entanto, esta visita é também o culminar de um longo trabalho desenvolvido pelos professores de Português, com os alunos do 5º ano de escolaridade, e pela equipa da Biblioteca Escolar, com os restantes anos de escolaridade.

O resultado do trabalho desenvolvido pelos alunos do 5º ano sobre o Bestiário Tradicional Português deu origem a uma magnífica exposição de desenhos e textos descritivos de monstros e criaturas fantásticas do imaginário dos seus pais e avós.

Ao longo de quatro sessões, o escritor explicou aos alunos do 2º ciclo em que contexto surgiu a trilogia do Poço do Inferno e por que razão resolveu recolher informações sobre os monstros da nossa tradição.

“Em menos de uma geração, em vez da tradição do pão por Deus, as tradições portuguesa passaram a ser substituídas pelo mais popular e apelativo Halloween, uma celebração de origem celta que, apesar de ter nascido nas ilhas britânicas, foi a partir dos Estados Unidos da América, para onde foi levado pelos imigrantes irlandeses, que se espalhou pelo resto do mundo".



Veja os vídeos abaixo

Video 1



Video 2


Sem comentários:

Enviar um comentário